segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Terapia Floral
10:42 |
Postado por
Flores e Folhas |
Editar postagem
Quando se fala de flores, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é alegria. As flores nos convidam a comemorar alguma coisa. Depois, somado àquele sentimento, vem a experiência do prazer pela sensação de estar-se impregnando de perfume e beleza... E depois, aquela sensação de paz eterna! Neste momento, entramos em contato com a magia de ser e fazer parte da Mãe Natureza.
A vida da humanidade, e até a sua sobrevivência está ligada à saúde do mundo vegetal. As flores figuram o estado de máxima expansão da alma vegetal, o ponto de maior aproximação desse reino conosco.
É na flor que a planta acorda de seu sono profundo e começa a sonhar, transmitindo a beleza de viver. Nesse sonho, ela vê e espelha os homens, sugerindo muito a esses mesmos homens, pois as espécies vegetais representam personalidades simbolicamente análogas àquelas encontradas entre os homens.
As essências florais representam uma troca ainda mais elevada, uma nova respiração entre o ser humano e a planta. E essa nova respiração pertence ao domínio da consciência, já que a planta, durante um momento muito breve da sua existência, o momento da floração, integra na flor, todo o seu aprendizado.
Cada uma delas corresponde a um quadro da emoção humana, refletindo sempre o reino humano, porém em total entrega e harmonia. À imagem da planta que se metamorfoseia na floração, a essência floral conduz o ser humano em direção à uma verdadeira metamorfose interior, rumo à abertura do coração.
A planta é um ser de terra, de água e de ar. Na floração, ela integra, por um breve momento e com pureza, o fogo celeste. Nós seres humanos, somos portadores do fogo. E somos, em nossa alma, curados pelas plantas. Trata-se de uma troca magnífica que se efetua entre o ser humano e a planta.
A essência da flor é a essência da alma da sua planta, a sua potência máxima que, ao ser ingerida por um ser humano, vai curá-lo em sua alma, procurando nela a fonte dos desequilíbrios de acordo com as características intrínsecas e individuais daquela planta, somadas ao amor e à vibração de cura que os seres humanos "ensinaram" à ela no decorrer de sua existência.
Um exemplo: A erva Boldo cuida do fígado, a flor Boldo cuidará da raiva contida, uma energia, que dependendo do volume e densidade, ao ser aliviada e descarregada, adoece o órgão correspondente. O floral do Boldo tem uma função diferente do floral da Rosa. Os Assuntos de cada flor são distintos e individuais, assim como nós.
É evidente que se a doença não é material, é energética; se a vida é harmonia, um estado de ser em ritmo; e a doença é discordância, ou seja, quando uma parte do todo não vibra em uníssono, podemos concluir que a doença é um desequilíbrio que se produz no campo energético do ser vivo. Assim, cada bloqueio ou ruptura nos circuitos de energia se transforma em desequilíbrio emocional que, se perdurar, dá lugar a manifestações patológicas orgânicas.
Cada flor então, atua desbloqueando ou "suturando" essas lesões, diminuindo sua ação à medida que o equilíbrio se recupera. As essências florais agem, portanto, por ação física e não química como os remédios da medicina alopática tradicional.
Com a terapêutica floral nossos sentidos serão constantemente aguçados, pois as essências abrem as portas para uma percepção diferente da habitual, através do hemisfério cerebral direito.
Os florais ajudam-nos a compreender que a verdadeira cura é aquela instalada definitivamente no âmago do nosso ser, trazendo, como reflexo, pensamentos e sentimentos puros e bondosos.
Na terapia floral não se busca apenas a cura física e consequentemente a eliminação de sintomas, mas sim, a maior elevação da consciência, que as essências florais são capazes de buscar nas profundezas de nossas almas.
A alma da planta, através da essência de sua flor, é capaz de curar a alma do homem, reencontrando-o com sua essência. Desta maneira, o usuário das essências florais passa a entrar em contato com o real sentido da existência - ser feliz.
Ofereça uma flor, sem qualquer intenção específica
Ofereça-se uma flor, sem qualquer intenção específica
Cultive um jardim, mesmo que seja com apenas um vasinho de flor.
Leve um vasinho de flor para o local onde você passa a maior parte do tempo.
Dedique uma flor à Mãe Natureza.
Autor: por Maria Isabel de Oliveira - marybel.flores@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
About Me
- Flores e Folhas
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário