quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Chanucá

Você pode conhecer e adquirir os arranjos florais da Flores e Folhas clicando aqui!

Chanucá - A Festa das Luzes

A Comunidade Judaica comemora o Chanucá a partir do dia 2 de Dezembro (25 Kislev 5.771).

O Chanucá não tem relação com o Natal cristão, embora a data seja próxima e significa literalmente  "inauguração". A festa recebeu este nome em comemoração ao fato histórico de que os macabeus "chanu" (descansaram) das batalhas no "cá" (25º dia) de Kislev.

Esta celebração tem uma história muito bonita de fé e superação.



Antiocus, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento das mitsvot (preceitos) da Torá e forçando a prática da idolatria pagã.

Antiocus foi apoiado por milhares de soldados de seu exército. Em 165 AEC, os Macabeus, corajosos lutadores oriundos de uma família de muita fé, os Chashmonaim, apesar do antagonismo esmagador, saíram vitoriosos de uma batalha travada contra o inimigo.

O Templo Sagrado, violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva, descoberto no Templo.

A quantidade encontrada era suficiente para apenas um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo. Em lembrança destes milagres comemoramos Chanucá durante oito dias.

Para lembrar este tempos acende-se a Chanukia, o Menorá, aquele candelabro de 9 braços

Os oito braços são para lembrar o milagre dos oito dias em que a Menorá ficou acesa com azeite que era para ter durado apenas um dia.

O nono braço da Chanukia, que recebe o nome de shamash - servente - é um braço auxiliar para o acendimento das outras velas.

Segundo a tradição, somente o shamash pode ser usado para, se for o caso, iluminar a casa ou para outro fim, sendo que as outras velas só podem servir para o cumprimento do mandamento.

A cada noite um nova vela é acrescentada até que se completem as nove.

Tradicionalmente as crianças recebem Chanucá Guelt (dinheiro) e sevivon (piões) para brincar. Esta tradição é mantida para relembrar quando Antíoco proibiu as aulas de Torá punindo com morte ou prisão. As crianças estudavam em segredo, e quando as patrulhas sírias eram avistadas, fingiam estar jogando uma inocente brincadeira de pião, também conhecido como dreidel (em yidish) e sevivon (em hebraico).

Em cada lado dele estão escritas as iniciais da frase "nes gadol hayá sham" (um grande milagre aconteceu lá - em Israel) são válidas, e para quem está em Israel a última palavra da frase é "pó" (aqui).

Também há o costume de servir alimentos como sonho com geléia (sufganyot) e panquecas de batata (latkes).

Esta bela festividade costuma reunir amigos e famílias. Entre em contato com a Flores e Folhas para decorar sua casa nesta data de celebração e conheça nossos arranjos especiais.

TAGS: flores e folhas distrito federal brasília floricultura arranjos florais chanucá chanuca hannukah hanukah chanukah channukah chanukiá menorah sevivon dreidel cestas de chanucá

0 comentários:

About Me

Flores e Folhas
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.

Seguidores