sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Exercício de Meditação

Você pode conhecer e adquirir os arranjos florais da Flores e Folhas clicando aqui!

Flores agradam aos olhos e amaciam as almas. São presentes da natureza que retribui nossa atenção com cor, perfume e beleza.

Apreciando as flores, sem perceber, estamos meditando. Basta compreender este momento como uma rotina para nos tornar serenos, e elas nos conduzirão à um grande bem-estar.

Experimente este exercício de meditação, extraído do livro “Psicossíntese- manual de princípios e técnicas”de Roberto Assagioli, publicado pela editora Cultrix.



Ser flor

Etapa introdutória

Escolha uma rosa da cor que mais lhe agrada ou então escolha uma rosa daquele lindo arranjo que acabou de ganhar.
Coloque a rosa escolhida em um vaso, sente-se confortavelmente em sua frente e a contemple, toque-a e sinta seu perfume.

Meditação

Feche os olhos. Respire profundamente e deixe seu corpo relaxar a cada inspiração. A cada expiração, sinta que tudo o que a preocupa abandona seu corpo. Inspire luz e expire preocupações. Não force a respiração, deixe que ocorra naturalmente. Repita até sentir que está relaxada.

Imagine que está sentada em um jardim, olhando para uma roseira. Visualize suas haste com folhas e um botão de rosa totalmente fechado. O botão é verde, porque as sépalas estão fechadas. Visualize claramente esse botão, mantendo a imagem no centro de sua consciência.

Aos poucos, no topo, começa a aparecer um ponto de cor. É a rosa que começa a se abrir. As sépalas iniciam sua separação, pouco a pouco, dobrando suas pontas para fora e revelando as pétalas da rosa, que ainda estão fechadas. As sépalas continuam se abrindo, até que se pode ver totalmente o botão de rosa. Fixe sua atenção no botão.

Lentamente, as pétalas vão se separando, enquanto você observa esse movimento suave, essa dança delicada. A rosa vai se abrindo, abrindo, até se transformar em uma rosa perfeita e completamente desabrochada. Fixe sua atenção na rosa.

Sinta, agora, o seu perfume. Inale o seu aroma inconfundível.

Amplie sua visão. Inclua a roseira toda, e imagine a força vital que sobe das raízes para a flor e origina o processo de floração. Observe como a energia sobe pela roseira e alimenta a rosa.

Finalmente, identifique-se com a própria rosa. Sinta que você é essa rosa. Sinta que a mesma vida que anima o universo e criou o milagre da rosa está produzindo em você um milagre idêntico, e até maior – o despertar e desenvolvimento de seu ser espiritual e do que irradia dele. Permita-se florescer. Sinta como você exala um perfume único. Permaneça nesse estado pelo tempo que sentir que deve.

Aos poucos, volte à consciência normal. Respire profundamente, aproveitando esse momento de prazer.

Encerramento do exercício

Olhe novamente para a sua rosa. Estabeleça, agora, um diálogo entre você e a sua rosa, imaginando que ela é um aspecto seu. Pergunte a ela o que quiser – o que precisa para florescer, que tipo de cuidados gostaria que você tivesse com ela, o que está lhe faltando para florescer com toda força e beleza. Deixe que o diálogo flua naturalmente. Se preferir, escreva sobre esse seu "diálogo" para analisar racionalmente o que a rosa quis lhe transmitir, pois, como sua própria extensão, você poderá compreender o que está faltando em sua própria vida para ser plenamente feliz.

TAGS: flores e folhas distrito federal brasília floricultura arranjos florais rosas vermelhas exercício meditação serenidade calma tranquilidade relaxamento

0 comentários:

About Me

Flores e Folhas
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.

Seguidores